Liga Oficial Pokémon de São Paulo

quarta-feira, 9 de março de 2011

Análise: Garchomp


Um dos melhores pokemon da 4ª geração, Garchomp é aquele bicho que pode destruir o time adversário sozinho. Tanto por causa de sua ability Sand Veil quanto usando o item Choice Scarf, ele merece ser temido. Mostrarei os dois movesets neste post.

Base Stats


HP: 108
Atk: 130
Def: 95
Sp. Atk: 80
Sp. Def: 85
Spd: 102

Movesets mais comuns

"Se me errar, good game"

Earthquake, Outrage/Dragon Claw, Swords Dance, Substitute ~ Brightpowder
Nature: Jolly
Trait: Sand Veil
EVs: 4 HP, 252 Atk, 252 Spe

Esse moveset é voltado para times 6x6, primeiro pela necessidade de Sandstorm (conseguida usando-se um pokemon com a trait Sand Stream), segundo por precisar de vários pokemon para segurar o jogo até achar a hora correta de mandá-lo. Geralmente, se a estratégia for bem planejada, o Garchomp entra e ganha.

Com Sand Veil e Brightpowder, temos boas chances de esquivar do oponente. Com um pouco de sorte, é possível carregar um ou dois Swords Dance atrás de um Substitute - mais que o suficiente para abrir buracos no time adversário e possivelmente ganhar a partida.

"Quem corre mais, apanha menos"

Earthquake, Outrage / Dragon Claw, Stone Edge, Fire Fang ~ Choice Scarf
Nature: Jolly
Trait: Sand Veil
EVs: 4 HP, 252 Atk, 252 Spe

Bastante conhecido como o "moveset revenge killer do chomp", é o mais famoso e largamente utilizado desse bicho. Tanto em 3x3 como em 6x6, é devastador.

A forma de usar é bem simples: ao morrer um pokemon do seu time, mande-o. Com Choice Scarf e Jolly nature, sua Speed chega a 499 - mais que o suficiente para ultrapassar quase todos os pokemon por aí. Some a isso golpes versáteis e um Attack gigantesco e poderá derrubar vários inimigos. O único problema é precisar prever o adversário constantemente, já que o item o impede de trocar de golpe: um movimento errado e você será obrigado a trocar, dando a vantagem pro oponente.

Earthquake é um golpe básico, pois tem 150 de base power junto de STAB. Stone Edge e Fire Fang estão aí para cobrir fraquezas e aumentar a lista de pokemon que o Garchomp consegue atacar efetivamente - o primeiro pega voadores desavisados, o segundo acaba com metálicos.

Já Outrage é o coup de grâce do moveset: contando a STAB, chega a 180 de base power, um valor astronômico se pensarmos no Attack do Garchomp e na sua Speed com o Choice Scarf. Além disso, lembre-se que é um golpe dragon, ou seja, o único tipo no jogo que resiste são os metálicos - que já apanham de Earthquake ou Fire Fang. O único cuidado é para não ficar preso, o que pode acarretar na morte do pokemon.

Como usá-lo no seu time

A idéia por trás do Garchomp é simples: ele bate muito forte. Use-o junto de pokemon que podem segurar ataques dragon e ice, pois são suas fraquezas - steel-types como Jirachi e Skarmory costumam funcionar bem.

Caso prefira usar o primeiro moveset, lembre-se de colocar Tyranitar no time, visto que Hippowdon é bem inferior de maneira geral. Mas mesmo se não for utilizá-lo, a evasão extra que o Garchomp ganha na Sandstorm é muito útil e pode salvá-lo em várias situações. Claro que isso vai depender do resto do time!

Conclusão

Graças a sua simplicidade de uso, poder absurdo, velocidade gigantesca (sua base SPEED é 2 pontos maior que a de pokemon como Salamence, Zapdos e Flygon) e moveset ótimo, Garchomp se tornou facilmente um dos pokemon mais usados dessa geração. Caso pretenda jogar competitivamente, tenha sempre em mente maneiras de combatê-lo!

Agradecimentos


Esboço inicial feito pelo jogador Diego "Dih". Revisão feito pelo líder Carlos Dog.

Comentários são muito bem-vindos! :)

2 comentários:

Gustavo disse...

No set Choice Scarf recomendo Fire Blast no lugar do Fire Fang. "Mas ele é Jolly, ou seja, - SpAtk, comofas/". É que os pokes que tomam fraqueza a golpe Fire e resistem a Quake, mas precisamente falando de Forretress e Skarmory, possuem uma defesa absurda e sofrem muito mais com um golpe especial do que físico, e o Forretress toma OHKO pelo Fire Blast.
Esse Garchomp foi minha arma secreta naquele torneio free-for-all contra Franklin e Vinny usando Fire Blast na Skarmory e Abomasnow, respectivamente.
Ah, e no set com Subs, Double team funciona bem também, mas ele é facilmente parado por alguma "wall"...

Luiz -jesus disse...

Beleza dog e cia breve eu vou tentar fazer uma analise da kingdra e vou ti mandar pra vc revisar e postar no blog .e o garchomp e muito apelo double team nele .

Postar um comentário