Liga Oficial Pokémon de São Paulo

História


História da maior e mais antiga Liga Pokemon do Brasil





Introdução

A Liga Oficial Pokémon de São Paulo (LOP-SP) é um grupo sem fins lucrativos que tem por objetivo "Criar, manter e disseminar uma estrutura de torneios dos jogos Pokémon, para o sistema Nintendo DS, pela cidade de São Paulo". Com esses eventos, queremos unir jogadores de várias partes da cidade (e quando possível, do país) num ambiente ao mesmo tempo competitivo e onde a amizade é valorizada.

Início

Nossa história começou em 2001, quando o primeiro Desafio à Elite dos Quatro (DE4) foi realizado, no evento Animecon. Divulgado na Pokemon Club Evolution, foi um torneio bastante grande para a época, com cerca de 100 participantes. Depois, tivemos mais um DE4 em 2002, na Animecon. Também foi o primeiro grande torneio com a regra Monotype. Nessa ocasião, tivemos quase 300 participantes em alguns dias, sendo impossível continuar no anfiteatro que fora reservado para o campeonato.

A organização do DE4 moveu o torneio para outra região dentro do evento Animecon, permitindo acomodar o número imenso de jogadores. Ao término desse torneio, surgiu a dúvida: se temos uma E4 que consegue reunir mais de 300 treinadores, por que não instaurarmos um sistema de ginásios, onde aqueles que conseguirem oito insígneas poderão desafiar a E4 diretamente?

E foi assim que surgiu a Liga Oficial Pokemon Evolution (LOPE), o grupo inicial de treinadores que foram nomeados líderes de oito ginásios distintos, encarregados de defender cada um sua insígnea. O primeiro torneio unificado, que foi também a estréia dos oito líderes, aconteceu no Animefestival em janeiro de 2003. Quatro salas, cada uma sediando dois torneios simultâneos de 16 pessoas cada, duas vezes ao dia - isso dá 256 pessoas participando da Liga, diariamente. Foi nessa época que o líder Carlos Dog começou a defender, tendo sido escalado líder do Ginásio Dragão durante o último dia do evento.



Continuaremos a escrever sobre a história da LOP-SP em breve. Na próxima atualização, falaremos sobre o primeiro Anime Friends, ocorrido em 2003 - o maior unificado da Liga Pokemon até hoje, marcado não só pelo espaço disponível e pela quantia imensa de jogadores, como pela mudança da geração Gold/Silver/Crystal para a Ruby/Sapphire/Emerald.