Liga Oficial Pokémon de São Paulo

Regras Gerais


Regras Gerais para torneios dos jogos Pokemon





IMPORTANTE: Não será permitido participar utilizando flash carts (R4, Acekard, CycloDS, etc). Qualquer jogador pego utilizando um desses perde automaticamente a luta em que estiver envolvido.

Regras Gerais

As regras da LOP-SP são um conjunto de medidas para evitar problemas no decorrer de seus eventos. Temos algumas considerações gerais e restrições (clauses), que serão explicitadas abaixo.

  • Cada uma das regras são válidas para todos os participantes e para o líder de ginásio que estiver encarregado da defesa. Além disso, o líder é obrigado a utilizar dois pokémon do mesmo tipo do seu ginásio durante a luta.

  • Todos os torneios da LOP-SP terão o formato de um campeonato com batalhas 3x3 (cada usuário utilizando três pokémon). Ao campeão será dada a oportunidade de lutar contra o líder do ginásio, que é nomeado antecipadamente. Há alguns casos especiais em que o estilo do torneio será diferente, mas avisaremos antecipadamente.

  • Todos os participantes podem usar um time diferente ao vencer o torneio do ginásio. Dessa forma o jogador não é prejudicado por ter usado um trio de pokemon otimizado para lutas 3x3, aumentando muito o nível das batalhas 6x6 contra os líderes.

  • e
    Todas as pessoas no local do torneio podem solicitar a verificação de qualquer uma das regras. Nesse caso, a pessoa deve comunicar sua dúvida a um dos organizadores do local. Os pedidos só serão admitidos até antes de começar a primeira luta da próxima fase do torneio corrente ou até o início do próximo; caso esse prazo não seja respeitado, o evento continuará sem alterações. Lembrando que a responsabilidade de cada luta é dos jogadores: se ele não verificar anormalidades, a organização não se responsabiliza por elas.

  • Caso seja confirmada a quebra de alguma regra, o infrator será expulso do torneio em questão.

  • Todas as regras estão sujeitas à mudanças entre cada evento da LOP-SP. Caso alguma delas entre em contradição com a regra específica de um ginásio, a última será considerada correta.

  • As inscrições serão feitas mediante a apresentação de nome e idade do participante, além do pagamento da taxa de inscrição de R$2,00 (dois reais). Todos os que se inscreverem até antes do início do torneio poderão participar; aqueles que chegarem atrasados estarão sujeitos à disponibilidade de vagas.

  • Todos os documentos relacionados aos torneios, como inscrição, forma como as lutas são decididas, regras do dia, serão guardadas e arquivadas pelos organizadores da LOP-SP para posterior consulta.

Clauses

  • Species Clause: É proibido utilizar dois exemplares do mesmo pokémon em um time.
    Exemplo: Um time com dois Metagrosses ou dois Salamences será desclassificado.

  • Sleep Clause: É proibido forçar o status SLEEP a dois pokémon do adversário, por meio de técnicas como Sleep Powder, Hypnosis ou Spore. Caso o adversário use Rest ou tenha sido afetado pela habilidade Effect Spore, não haverá quebra de regra.

    Exemplo: Ao usar Sleep Powder em dois pokémon, sem que um deles tenha acordado, o usuário será desclassificado.

  • OHKO Clause: É proibido matar mais de um pokémon adversário com técnicas de One-Hit Knock Out (OHKO) na mesma batalha. Caso o oponente ative o item Focus Sash ou Focus Band, a regra não será considerada. Os golpes de OHKO são: Fissure, Guillotine, Horn Drill e Sheer Cold.

  • Item Clause OFF: É permitido repetir itens equipados nos pokémon do time. O item Soul Dew está banido.

  • Recovery Clause: Nenhum jogador poderá utilizar golpes de recuperação nos torneios em formato 3x3, exceto em casos onde a técnica também causa dano. Na batalha contra o líder, feita em formato 6x6, será permitido recuperar HP livremente.

    Exemplo: Rest, Recover ou Roost não podem ser usadas, mas Giga Drain, Leech Seed ou Drain Punch podem.

  • Legendary Clause: Os pokémon ditos “lendários” estão banidos nos desafios aos ginásios, exceto na batalha contra o líder do mesmo, em formato 6x6. Tais pokémon são: Zapdos, Suicune, Raikou, Registeel, Regice, *Latios, *Latias, Azelf, Uxie, Cresselia, Heatran, Mew, Manaphy, Shaymin e Jirachi. (* desde que não equipados com o item Soul Dew)

  • Guardian Clause: Os pokémon ditos “guardiões” (também chamados de übers) estão banidos nos desafios aos ginásios, tanto no torneio em formato 3x3 quanto contra o líder. Tais pokémon são: Arceus, Darkrai, Deoxys*, Dialga, Giratina, Groudon, Kyogre, Latios e Latias (com Soul Dew equipado), Lugia, Mewtwo, Palkia, Shaymin Sky Forme e Rayquaza. (* todas as formas)

  • Event Only Clause: Todos os pokémon obtíveis exclusivamente por eventos ou distribuições não ocorridas no Brasil ou através da Nintendo Wi-Fi Connection estão banidos. Essa regra inclui, por exemplo, a Blissey com o golpe Wish.

  • Draw Game Clause: É proibido se utilizar de técnicas de autodestruição ou qualquer outro golpe que cause empate de forma intencional. Porém, se o pokémon, visando atacar, matar o oponente, e, recebendo o recoil do dano ou da habilidade adversária, morrer também, o desafiante que atacou será considerado vencedor.

  • Shark BAN: Todos os usuários que forem flagrados utilizando pokémon alterados através de enhancers, como somatório de Effort Values acima de 510, combinações impossíveis de golpes, habilidades que não possuem naturalmente ou qualquer outra situação que possa gerar vantagens durante uma batalha, serão expulsos do torneio em questão, terão suas insígneas e pontos cassados e estarão impossibilitados de participar dos próximos eventos da LOP por 3 (três) meses.

  • Isonomia Clause: Todas as regras aqui mencionadas valem tanto pra desafiantes como para os líderes de Ginásio. Lembrando que os líderes deverão usar no mínimo 2 pokemon do tipo do ginásio a ser defendido.

Golpes e Pokemons das versões Heart Gold e Soul Silver estão liberados!