Liga Oficial Pokémon de São Paulo

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Os 5 itens mais importantes em batalhas dos jogos Pokemon Diamond, Pearl, Platinum, Heart Gold e Soul Silver

Introdução

Desde o lançamento das versões Gold/Silver/Crystal (GSC), todos os pokemon podem segurar itens, os chamados hold items. Nessa época, apenas o item Leftovers se destacava nas batalhas competitivas, por sua robustez e por não existirem itens não dependentes de sorte melhores.

Os tempos mudaram. Com as versões Ruby/Sapphire/Emerald (RSE), surgiu o Choice Band, que se mostrou bastante eficiente em vários pokemon, mas ainda não foi o suficiente. Com o lançamento de Diamond/Pearl tivemos um incremento considerável na quantidade de itens disponíveis. Com isso, podemos criar vários movesets interessantes e totalmente dependentes do item equipado.

No post de hoje vou citar os cinco itens mais importantes para se conhecer ao montar um time em pokemon competitivo. A maioria destas informações são manjadas pelos veteranos, mas novatos podem se beneficiar de um ou outro lembrete / exemplo colocado aqui. Aproveitem!

5 itens

Leftovers

Ao final de cada turno, recupera 1/16 do HP do usuário.

Desde GSC é um dos melhores itens e deve continuar assim pelas próximas gerações. Além de ser utilizado por uma quantidade imensa de "tanks", como Blissey, Skarmory e Hippowdon, também fica ótimo em pokemon com características "bulky", como Dragonite e Machamp.

Mas o que esse item faz de tão bom para garantir o primeiro lugar na lista de itens mais usados por TRÊS gerações seguidas? Simples: recupera HP. Ao final de cada turno, o pokemon equipado com Leftovers recebe 6.25% do seu HP total, ou seja, se o HP total for 404 (um Swampert ou Jirachi com 252 EVs, por exemplo), serão recuperados 0.0625 x 404 = 25.25, que arredondado para baixo equivale a 25 pontos de HP.

Choice Scarf

Aumenta a SPEED do usuário em 50%, mas não permite que o mesmo troque de golpe.

Um dos itens conhecidos como Choice Items. Introduzido em DP, acabou se tornando extremamente importante graças ao modo como o jogo se desenvolveu. A velocidade dos pokemon é um fator muito importante e ter um time muito mais lento que o do adversário pode custar a luta, quase sempre.

Os principais usuários são pokemon capazes de abrir verdadeiros buracos no time oponente sem muitos problemas, como Garchomp, Machamp e Jirachi. Outro uso é combiná-lo com o golpe Trick, podendo entregar o Choice Scarf para um pokemon que não pode se aproveitar dele muito bem, inutilizando-o.

Life Orb

Aumenta o dano causado por qualquer golpe (físico ou especial) em 30%, mas o usuário perde 10% de HP cada vez que ataca.

Esse item garante muita força bruta ao usuário em troca de 10% do seu HP a cada golpe que cause dano. Em algumas situações, como quando você está tentando sobreviver por mais tempo para conseguir utilizar mais um Dragon Dance ou Swords Dance, Life Orb (LO) não é muito útil (Leftovers seria melhor). Mas muitas vezes usamos um ou outro pokemon com o único intuito de matar 2 a 3 do adversário e morrer - situação em que o LO se mostra mais interessante.

Geralmente movesets como Garchomp de Swords Dance, Metagross full-attacker (Meteor Mash / Bullet Punch / Earthquake / Explosion), Gyarados (com 252 Atk e Dragon Dance) se aproveitam muito bem do dano extra, conseguindo ganhar muitas lutas sozinhos. Deve-se tomar certo cuidado quando o oponente exagera no uso de Stealth Rock, Spikes e Toxic Spikes, além do uso dos climas Sandstorm e Hail, pois o dano acumulado muito provavelmente será o responsável pela morte do seu pokemon.

Outros pokemon que merecem atenção são Salamence e Infernape, pois sua capacidade destrutiva enorme os permite se aproveitar do bônus do LO sem precisar aumentar seus stats com Dragon Dance ou Swords Dance.

Focus Sash

Se o usuário estiver com o HP completo e receber um golpe que o mataria, ele sobrevive com 1 de HP.

Item favorito de pokemon frágeis como Smeargle, Weavile e Yanmega, Focus Sash é quase sempre equipado no starter, o primeiro pokemon a ser enviado para combate na luta. Razões para isso não faltam: além de evitar que o item seja inutilizado pelo dano de Stealth Rock, sua presença garante o uso desse mesmo golpe, uma vantagem estratégica. E também ajuda a conhecer o time do oponente, pois serão necessários no mínimo dois turnos para matar o starter.

Em algumas situações, como lutas 3x3, mix battles e torneios com Taunt Clause ativada, Focus Sash pode ser usado em mais pokemon sem problemas. Entretanto, é bom ter em mente que a facilidade com que se cancela o efeito desse item é enorme. Basta tomar algum golpe, sofrer o dano de um Spikes ou Stealth Rock, ficar um turno com Sandstorm/Hail ativado e pronto. Portanto, analise muito bem o tipo de regra que estará em vigor quando projetar o time!

Choice Band

Aumenta o dano causado por golpes físicos em 50%, mas não permite que o mesmo troque de golpe.

Parecido com o Choice Scarf, foi o primeiro dos Choice Items a surgir, em RSE. Apesar de muitas vezes ser trocado ou por Life Orb (que permite escolher livremente o golpe, mesmo não aumentando tanto o dano) ou por Choice Scarf (já que em muitas situações ser mais rápido é mais importante do que bater mais forte), existem casos que um Choice Band bem inserido é fatal. Metagross (252 Atk / Adamant) usando Meteor Mash devasta vários times sozinho. Machamp pode ser bastante problemático com seu Dynamicpunch, principalmente contra jogadores sem um pokemon fantasma.

Antes de utilizá-lo, lembre-se que é preciso desenvolver muito bem a capacidade de prever o adversário durante a luta. Caso contrário, ele poderá simplesmente trocar defensivamente, tornando seu pokemon ineficiente. Uma ótima forma de fazer isso é só utilizar o Choice Bander depois de saber o time do oponente ou tentar pegá-lo desprevinido, usando o item no lugar de outro mais comum. Mas cuidado - jogadores experientes vão notar o dano maior que o habitual imediatamente.

Scizor, um dos pokemon mais utilizados na geração DPPt, faz uso intenso de Choice Band. Com sua ability Technician, consegue se aproveitar do bônus do item muito bem com Bullet Punch - derrubando quase qualquer pokemon enfraquecido com apenas um golpe. Seu U-Turn também é ótimo para poder se adaptar à estratégia do oponente: após utilizar o golpe, se o oponente não trocou, você ganha a chance de colocá-lo em xeque mudando para o pokemon apropriado, caso ele troque, você também pode colocar um pokemon com vantagem, garantindo o controle da luta. Superpower e Pursuit completam o moveset, tornando-o uma grande arma na hora de debilitar o time oponente.

Considerações finais

Espero ter conseguido esclarecer algumas dúvidas dos novos jogadores. Qualquer sugestão ou correção, poste nesse tópico que verificarei o mais rápido possível!

E obrigado pelas sugestões do jogador Gustavo, dadas em um comentário. :)

6 comentários:

Gustavo disse...

Legal, muito interessante.
Vou fazer meus comentários com recomendações como de costume.
Life Orb eu recomendo mais naquele Pokémon que não precisa de nada pra matar: Infernape e Salamence. Sim, são os dois chamados de "Stallbreaker" que praticamente não possuem counters.
Choice band eu recomendo mais em Tyranitar e Scizor.
Scizor, para quem não sabe, é o Pokémon mais usado na 4° geração de Pokémon. E seu set Choice Band não é a toa o mais usado: BulletPunch da a ele uma incrivel capacidade de RevengeKill em praticamente qualquer Pokémon; U-turn ajuda naquilo que jogadores experientes chamam de predict, que é usado para ajudar o jogador a ter uma maior ciência sobre o jeito de jogar de seu oponente e seu time.
O Pursuit de um Tyranitar Choice band é capaz de, se o oponente trocar, deixar o Zapdos praticamente incapacitado para voltar à arena devido ao Stealth Rock. Um grande parceiro pro Gyarados, eu diria! =D
-
Dog, foi voce quem postou esse texto? Pelo tema eu chutaria que foi o Vinny, mas quando li na parte de Choice band e vi Machamp e Metagross lembrei que é voce quem usa eles assim. xD
Btw, já mandei meu próximo post pro e-mail da lop-sp o/

Carlos Agarie "Dog" disse...

Sim, fui eu. Tive a idéia no final de dezembro, escrevi uma parte. Aí como o blog estava parado e o pessoal menos experiente gosta de receber esse tipo de dicas, achei uma boa postar agora. =P

Hmmm, é, comi bola em não falar sobre o Scizor nesse post. Vou adicionar seus comentários :D

Anônimo disse...

Vc faz o seguinte poste sobre os pokemons lendario, e vc sabia que o Maril e o pkm mais importante vc pod ver q todo o site oficial do pkm tem o maril, valeu pelas dicas

Anônimo disse...

E vc sabia q o maril n vai ter mais nos jogos dai o azurill vai evoluir direto pro azumaril

Anônimo disse...

tem como equipar X-DEFENCE, X-ATACK e X-SPEED nos pokemons permanentemente... é só ir no pokemon clicar em "iten" > give > selecionar um dos "X" e ae fica pra sempre. adianta mesmo... testem e vejam

Anônimo disse...

legal pq tava procurando um item fora o X Speed p aumentar a speed do meus poke mto obrigado cara vlw

Postar um comentário