Liga Oficial Pokémon de São Paulo

sábado, 25 de dezembro de 2010

Análise: Breloom

pokemon,breloom,mcdonald,mcdonalds,toxic orb,pocket monster

Vou falar no post de hoje sobre um dos pokemon favoritos dos jogadores da LOP-SP e que já foi responsável por algumas dezenas de vitórias de pessoas como eu ou o líder Gnomo: o cogumelo lutador, Breloom!

Neste post vou revisar os stats e golpes dele e apresentar os movesets mais utilizados na LOP-SP, junto com a razão para serem os mais comuns. Também serão apresentadas dicas de como combiná-lo em seu time e algumas regras que combinam com sua utilização. Algumas dessas sugestões foram dadas por jogadores que conseguiram chegar bem longe em diversos campeonatos utilizando-o.
Preste atenção!


Base Stats


HP: 60
Atk: 140
Def: 80
Sp. Atk: 60
Sp. Def: 60
Spd: 70

Podemos ver claramente que o stat principal do Breloom é seu Atk, podendo atingir 394 com uma nature de +Atk (Adamant, Brave, etc) e 252 EVs. Mais a frente vou explicar porque pensar exclusivamente nisso é um erro, graças à função que ele realiza tão bem: sweeper lento.

Breloom é um pokemon com poucos golpes bons, mas o que ele possui é suficiente para cumprir seu papel. Uma lista razoável seria: Leech Seed, Stun Spore, Mach Punch, Seed Bomb, Focus Punch, Bulk Up, Stone Edge, Swords Dance, Substitute, Thunderpunch, Spore. Os movesets que vou recomendar usam 7 desses 11 golpes - o que mostra que apesar de serem poucos, são bastante usáveis (63% deles). Infelizmente, combinações com Swords Dance, Stun Spore e Bulk Up costumam não serem muito eficientes nele.

Movesets mais comuns

Defensivo

Spore, Substitute, Focus Punch, Leech Seed/Seed Bomb ~ Toxic Orb
Nature: Adamant
Trait: Poison Heal
EVs: 240 HP, 252 Def, 16 Spe

Baseado em manter-se vivo. Com o Atk absurdo que dispõe, mesmo investindo tanto em HP e Def, os Focus Punch machucam quase tudo do metagame. Enquanto isso, ele se torna ótimo para segurar pokemon como Gyarados e Tyranitar, mesmo com 1 Dragon Dance. A Speed é usada para passar Metagross e Skarmory, que as vezes carregam alguns pontos (comumente 8).

Leech Seed é usado para se manter vivo por MUITO tempo, além de ser um ótimo golpe para dar suporte ao resto do time - mas Seed Bomb garante uma arma contra pokemon que podem quebrar seu substitute e atrapalhá-lo. Uma sugestão interessante do Gustavo (que usou Breloom para ganhar duas insígneas seguidas no Ressaca Friends 2010 - veja aqui) é utilizar nature Impish para conseguir aguentar pokemon como Lucario e Machamp.

Ofensivo

Spore, Substitute, Focus Punch, Seed Bomb/Stone Edge/Thunderpunch ~ Toxic Orb
Nature: Adamant
Trait: Poison Heal
EVs: 12 HP, 252 Atk, 244 Spe

Bastante utilizado por seu poder destrutivo absurdo. Vamos dar um exemplo:

Dano contra um Skarmory 252 HP/DEF:
Damage Per Hit: 168 - 198 / 50.3% - 59.3%

Com esse dano, junto de Stealth Rock, é possível derrubar um Skarmory antes dele conseguir usar Whirlwind ou Roar (se receber um Focus Punch na troca), destruindo um dos maiores walls defensivos sem problemas. É o suficiente para derrubar ou enfraquecer bastante quase qualquer coisa.

Como usá-lo no seu time

Um Breloom consegue realizar várias funções em um time ao mesmo tempo. É ótimo para absorver status, já que seus movesets principais se baseiam em ativar Toxic Orb e abusar de Poison Heal, evitando que tome outros status. Também é um bom suporte, graças ao seu Spore, Leech Seed ou Stun Spore. Também serve como "scout" por causa do Substitute, sendo possível utilizá-lo numa troca para ver qual o próximo pokemon do oponente, tomando um golpe dele e enfraquecendo-o. Isso tudo combinado a um Focus Punch extremamente poderoso, capaz de abrir rombos na maioria dos times.

Para aproveitar totalmente um Breloom no seu time, é necessário ter alguns fatores em mente: primeiro, precisa ter cuidado para não enviá-lo na frente de um Thunder Wave, Hypnosis ou Will-o-Wisp, impedindo-o de receber o bônus do Toxic Orb - além de deixá-lo praticamente inutilizado. Segundo, precisa lembrar que um breloom consegue sim levar um time inteiro sozinho, mas ele não ataca (ou ao menos não consegue matar com eficiência) a maioria dos pokemon ghost-type, como Rotom e Dusknoir defensivos e Gengar. Outros pokemon que conseguem se defender do Breloom são Gyarados e Salamence, por possuirem Intimidate e serem flying-type, o que os protege de Focus Punch. É preciso ter maneiras inteligentes de eliminar essas ameaças antes de pensar em colocar o Breloom em campo para vencer.

Alguns pokemon que funcionam muito bem junto de Breloom são Tyranitar e Scizor, porque conseguem eliminar vários ghost-type usando Pursuit. Além disso, Scizor o ajuda procurando brechas no time adversário com U-Turn, permitindo uma entrada segura.

Uso em várias regras

Monotype

Breloom é um dos representantes mais fortes tanto dos tipos grass como dos fighting. Por essa razão, é quase sempre escolhido por aqueles que montam um time baseado nesses tipos - lembrando que o líder Gnomo já venceu torneios usando um time monotype fighting.

Sleep clause OFF

Além de Smeargle, é o único usuário confiável do golpe Spore - que induz o status SLEEP com 100% de chance de acerto - o que o transforma em um dos pokemon mais usados nessa regra.

Max speed = 200

Uma regra um tanto esquisita, mas que permite descobrirmos surpresas interessantes. Nela, pokemon lerdos como Breloom realizam speed tie com monstros como Garchomp (com seus base speed de 102) e outros, tendo a chance de soltar um Spore decisivo. Além disso, como a speed é limitada, podemos utilizar os pontos restantes de EV para aumentar sua Def ou HP, criando um moveset entre o defensivo e o ofensivo.

Conclusão

Breloom é um ótimo exemplo de pokemon com pouca variedade de golpes e com status que, exceto pelo Atk, não se destacam, mas que é incrivelmente útil em diversas situações, tanto ofensiva quanto defensivamente. Versátil, pode tirar um oponente da batalha pondo-o para dormir e ajudando um membro do time a recuperar HP com Leech Seed, para ao final da batalha se colocar atrás de um Substitute e começar a varrer o que restou do oponente. Sempre prepare uma estratégia para segurá-lo!

E agora, um vídeo mostrando um Breloom virando a luta sozinho, cortesia do Gustavo e do Ben Trainer:

Agradecimentos

Smogon University, pelos base stats e pela imagem usada neste post. A todos os jogadores que já sofreram ou fizeram alguém sofrer por causa do Breloom.


Comentários são muito bem-vindos! :)

10 comentários:

Gustavo disse...

Opa, análise muito bem formulada.
Realmente, o Breloom defensivo derruba times inteiros. Ah, uso o meu Impish nature pra segurar bastante e pra não perder de Lucario e Machamp. Leech seed + Poison Heal = 2 rodadas e o Breloom tá novo em folha, haha.
Alguns pokés que funcionam bem em um time com Breloom são Tyranitar e Scizor que usam Pursuit nos Dusknoirs/Gengars da vida e abrem o caminho pro Breloom. Quanto ao Breloom ofensivo, eu recomendo usá-lo em times totalmente ofensivos; para times bulkys ou stalls é melhor o defensivo mesmo (de preferência Impish xD).
Espero ter ajudado. õ/

Carlos Agarie "Dog" disse...

Mais tarde vou modificar um pouco os textos para adicionar suas sugestões, Gustavo. Valeu! XD

Unknown disse...

Breelom chuta bundas e se seu team não tem um counter especifico para ele é muita dor de cabeça pra tirar ele do jogo, boa análise cara parabéns ^^ (apesar que agora irão aparecer mais breeloms Noooooo)...

No meu caso uso um breelom mais atacante (@toxic orb, jolly 252 att / 252 spe 4 hp) costumo mando ele na frente de algo que vai fugir lanço spore/ Swords dance dependendo da situação depois tenho seed bomb ou mach punch pra destruir ( mach punch eu uso justamente pela velocidade ser baixa xP)o bom é que depois de spore todos esperam subs e as vezes vc ganha até um outro turno para outro SD

Gustavo disse...

Pode crer, Renato. Esse Breloom pode ser a pain in the ass se jogado direito. Tanto que tomei um cacete agora pouco pro Renato com esse Breloom: Vencendo por 5x2; chega o Breloom: FFFUUU Não tenho counter. Ele acabou virando o jogo, cheguei até a rir disso xD Ele vai postar no YouTube depois se ajudar na análise.

Carlos Agarie "Dog" disse...

Vish, sério que esse tá funcionando, Renato? @_@ Manda o link da luta que eu adiciono o moveset à análise sim. :D

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

FUUUU sumiu meu post.... anyway assim que postar mando o link aqui pra vc ver foi muita sorte/azar pq o set se encaixou em todas as fraquezas do team do Gustavo se não tinha sido um GG nervoso pra mim xD

Caipira disse...

Uso um breloom no meu time nesse esquema que falou e ele costuma seguir conforme o plano. Confesso que estou ansioso para ver o Breloom com Technician, Mach Punch vai ser de arregaçar.

Unknown disse...

Como havia prometido aqui está a battle do breelom dito cujo xD

http://www.youtube.com/watch?v=7Mde_S9VhwU

Enjoy manolos

Carlos Agarie "Dog" disse...

Opa, valeu. Vou adicionar ao tópico :)

Postar um comentário