Liga Oficial Pokémon de São Paulo

quarta-feira, 30 de março de 2011

Novo site da LOP-SP

Olá, pessoal! :)

Obs: Se não quiser ler todo o post e já partir para o novo site, clique aqui!

Como prometido, estamos com um novo site totalmente funcional e com as mesmas (até algumas a mais) informações que este blog. Neste novo domínio, pretendemos fazer atualizações mais constantes do que no blog, permitir acesso a um maior número de informações por parte dos jogadores e, claro, continuar nos comunicando com vocês, que fazem a Liga Pokemon serem tão divertida como ela é.

No momento, estamos trabalhando em alguns projetos para o site. Vou listar os que estão mais adiantados e que devem ser colocados em funcionamento antes de maio:

  • Tradução de uma planilha para cálculo de dano, análise de combinação de tipos para os times, calculadora de stats e muito mais coisas;
  • Otimização do código do site, permitindo menor tempo de carregamento da página;
  • Entrevistas com os líderes da LOP-SP sobre como foi sua "jornada pokemon" ao longo dos anos;
  • Matéria especial sobre a revista Pokemon Club Evolution, mostrando scans de algumas das edições mais lembradas;
  • Diário do treinador: eu, Carlos Dog, vou escrever sobre como estão indo minhas aventuras na Pokemon White, também em homenagem ao "diário" que o Eric Araki escreveu para a Pokemon Club Evolution;

Nas nossas reuniões e discussões internas, entre os líderes, temos vários outros em andamento. Esperem por algumas novas parcerias e locais de torneio! ;)

Para entrar no novo site, clique na imagem abaixo:

quarta-feira, 9 de março de 2011

Análise: Garchomp


Um dos melhores pokemon da 4ª geração, Garchomp é aquele bicho que pode destruir o time adversário sozinho. Tanto por causa de sua ability Sand Veil quanto usando o item Choice Scarf, ele merece ser temido. Mostrarei os dois movesets neste post.

Base Stats


HP: 108
Atk: 130
Def: 95
Sp. Atk: 80
Sp. Def: 85
Spd: 102

Movesets mais comuns

"Se me errar, good game"

Earthquake, Outrage/Dragon Claw, Swords Dance, Substitute ~ Brightpowder
Nature: Jolly
Trait: Sand Veil
EVs: 4 HP, 252 Atk, 252 Spe

Esse moveset é voltado para times 6x6, primeiro pela necessidade de Sandstorm (conseguida usando-se um pokemon com a trait Sand Stream), segundo por precisar de vários pokemon para segurar o jogo até achar a hora correta de mandá-lo. Geralmente, se a estratégia for bem planejada, o Garchomp entra e ganha.

Com Sand Veil e Brightpowder, temos boas chances de esquivar do oponente. Com um pouco de sorte, é possível carregar um ou dois Swords Dance atrás de um Substitute - mais que o suficiente para abrir buracos no time adversário e possivelmente ganhar a partida.

"Quem corre mais, apanha menos"

Earthquake, Outrage / Dragon Claw, Stone Edge, Fire Fang ~ Choice Scarf
Nature: Jolly
Trait: Sand Veil
EVs: 4 HP, 252 Atk, 252 Spe

Bastante conhecido como o "moveset revenge killer do chomp", é o mais famoso e largamente utilizado desse bicho. Tanto em 3x3 como em 6x6, é devastador.

A forma de usar é bem simples: ao morrer um pokemon do seu time, mande-o. Com Choice Scarf e Jolly nature, sua Speed chega a 499 - mais que o suficiente para ultrapassar quase todos os pokemon por aí. Some a isso golpes versáteis e um Attack gigantesco e poderá derrubar vários inimigos. O único problema é precisar prever o adversário constantemente, já que o item o impede de trocar de golpe: um movimento errado e você será obrigado a trocar, dando a vantagem pro oponente.

Earthquake é um golpe básico, pois tem 150 de base power junto de STAB. Stone Edge e Fire Fang estão aí para cobrir fraquezas e aumentar a lista de pokemon que o Garchomp consegue atacar efetivamente - o primeiro pega voadores desavisados, o segundo acaba com metálicos.

Já Outrage é o coup de grâce do moveset: contando a STAB, chega a 180 de base power, um valor astronômico se pensarmos no Attack do Garchomp e na sua Speed com o Choice Scarf. Além disso, lembre-se que é um golpe dragon, ou seja, o único tipo no jogo que resiste são os metálicos - que já apanham de Earthquake ou Fire Fang. O único cuidado é para não ficar preso, o que pode acarretar na morte do pokemon.

Como usá-lo no seu time

A idéia por trás do Garchomp é simples: ele bate muito forte. Use-o junto de pokemon que podem segurar ataques dragon e ice, pois são suas fraquezas - steel-types como Jirachi e Skarmory costumam funcionar bem.

Caso prefira usar o primeiro moveset, lembre-se de colocar Tyranitar no time, visto que Hippowdon é bem inferior de maneira geral. Mas mesmo se não for utilizá-lo, a evasão extra que o Garchomp ganha na Sandstorm é muito útil e pode salvá-lo em várias situações. Claro que isso vai depender do resto do time!

Conclusão

Graças a sua simplicidade de uso, poder absurdo, velocidade gigantesca (sua base SPEED é 2 pontos maior que a de pokemon como Salamence, Zapdos e Flygon) e moveset ótimo, Garchomp se tornou facilmente um dos pokemon mais usados dessa geração. Caso pretenda jogar competitivamente, tenha sempre em mente maneiras de combatê-lo!

Agradecimentos


Esboço inicial feito pelo jogador Diego "Dih". Revisão feito pelo líder Carlos Dog.

Comentários são muito bem-vindos! :)

quarta-feira, 2 de março de 2011

Liga Pokemon no Anime Party!

Março será um grande mês para os mestres Pokémon de São Paulo: lançamento de Pokémon Black & White, e mais um torneio da LOP-SP!

Local

Evento Anime Party

No Colégio Santa Amália localizado na Av. Jabaquara, 1673 próximo ao metrô Saúde.
Site: http://www.animeparty.com.br/

Podem ver nossas informações também na página sobre a LOP no site deles.

As inscrições do torneio se iniciam a partir das 12 horas, com o Primeiro torneio se iniciando as 13 horas e o segundo as 15 horas.

Taxa de inscrição do torneio: Sábado a inscrição será gratuita e Domingo a inscrição será de 2 reais para cada torneio.

Regras Gerais:

Leia as regras para montar seu time e participar da Liga Pokemon de São Paulo clicando aqui!

Regras Específicas

Sábado:

1º Torneio
Gym Ghost – Relic Badge
Regra: Evolution clause. Os seis pokémons do time devem ser do mesmo nível de evolução. Exemplo: Um time feito de 6 pokémons no 1º estágio de evolução. (Zangoose, Kanghaskan, Tauros, Miltank, Skarmory, Suicune)

2º Torneio
Regra: Special Species Clause. É permito o uso de um Pokémon repetido no time, exemplo: Dois Lucarios, porém ao repetir o Pokémon no time não poderá existir golpes repetidos entre os dois, como um Lucario totalmente físico e o outro especial.

Este segundo torneio não valerá como ginásio, sendo assim não dará insígnias e não terá desafio contra o líder, mas contará com o ranking de ponto

Domingo:

1º Torneio
Gym Steel – Mine Badge
Regra: Multitype. Os seis Pokémons do time não podem possuir nenhum tipo. Ex:Um time formado por Garchomp(Dragão/Terrestre) , Snorlax (Normal), Gengar (Venenoso/Fantasma),Jolteon(Elétrico), Scizor(Metálico/Inseto) e Leafeon(Planta).

2º Torneio
Regra: Clauses OFF. A maioria das clauses caiem, continuam valendo somente as seguintes: Species Clause, Event Only Clause, Draw Game Clause, Shark BAN e Isonomia Clause.

Este segundo torneio não valerá como ginásio, sendo assim não dará insígnias e não terá desafio contra o líder, mas contará com o ranking de ponto.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Quem tiver dúvidas, poste aqui ou mande um e-mail para: lop-sp@hotmail.com OU contato@lop-sp.com.br. Não hesite em nos procurar!

E siga-nos no twitter: /lop_sp

Esperamos todos vocês lá! :)

Liga Pokemon Card Game na KyoHQ!

Olá, jogadores!

Todos sabem que a LOP-SP é a maior autoridade em São Paulo quanto falamos dos jogos de Pokemon para os portáteis da Nintendo. Mas, e o card game?

Com a chegada dos boosters e decks da Copag, a nossa parceira KyoHQ começou a trabalhar com o card game de Pokemon também. E claro que nós não poderíamos ficar fora dessa, né?

Para comemorar o início da Liga Pokemon Card Game deles, muitos membros da LOP-SP que jogam card game (ou voltaram agora) resolveram participar. No próximo domingo, dia 06/03, estaremos lá na loja, no Tatuapé, jogando o dia inteiro! Levaremos um Wii com Pokemon Battle Revolution e nossos DS também, então quem quiser batalhar, sinta-se convidado!

As informações do local e as regras da liga encontram-se abaixo:

KyoHQ - Liga Pokemon Card Game

Rua Serra de Juréa, 35 A
Tatuapé
Cep: 03323020
São Paulo - SP
Telefone: (0XX11) 2227-1132
kyohq.contato@gmail.com

E não se esqueçam de olhar o site para saber as regras!

Mais informações

A melhor forma de ir a pé (caminho que eu já segui) é descer na estação Tatuapé de metrô e sair pela rua Tuiuti até chegar a Rua Tijuco Preto. Depois disso, vá reto (só tem um sentido possível) até achar a Rua Serra da Jurea - procure por um toldo azul e encontrará a loja. QUALQUER dúvida ou problema para localizá-la, ligue para a loja no telefone deles (2227-1132) e pergunte pelo Carlos Dog ou William Hidro. Daremos informações a respeito de como chegar lá sem problemas!

Espero vocês lá!