Liga Oficial Pokémon de São Paulo

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

LOP SP na distribuição do Celebi

No último final de semana, a LOP-SP marcou presença em ambos os shoppings onde estão sendo distribuídos vários Celebis para todos os jogadores de pokemon de São Paulo. Muita coisa legal aconteceu, desde uma conversa muito bacana com o David, responsável pelo Morumbi, até o campeonato organizado pelo líder Carlos Dog no Center Norte durante o domingo.

Neste post contarei um pouco sobre o que aconteceu. :)

Sábado

Aparecemos um pouco tarde (cerca de 15h30), mas deu tempo de conhecer bastante gente. Primeiro o David, um cara super gente boa e muito empolgado - tiramos várias fotos (as quais ainda não recebi, mas colocarei-as aqui!), lutamos contra alguns dos jogadores novos que estavam por lá, estava um ambiente bem legal.

Encontramos alguns dos jogadores mais antigos de São Paulo: o famoso Lorde Noga, ex-membro da Elite dos Quatro, ex-líder de ginásio e um dos campeões do primeiro DE4 já realizado. E também a Cláudia Chikorita, uma das jogadoras da formação inicial da E4, em 2001. Foi uma surpresa ENORME. Claro, os dois foram buscar seus Celebi no evento!

Domingo

Eu e o Rafael Máximo Poder chegamos às 12h30 na Saraiva Mega Store e cumprimentamos o Eduardo, responsável pela distribuição no local. Ele tinha vontade de organizar um torneio, mas não sabia direito como fazer e pediu nossa ajuda - obviamente aceitamos!

Mantivemos regras bem simples, tanto por ser um campeonato de última hora como por várias das pessoas do local serem jogadores novos, sem times montados para batalhar. Liberamos lendários e guardiões para todos e fizemos duas chaves - uma para os jogadores da LOP-SP, mais experientes que a média do local, e outra para a garotada lutar entre si.

Contamos com 32 inscritos, que lutaram por 5 rodadas - sobrando apenas um campeão, o Wallison. Infelizmente, ele teve de ir embora bem rápido e não pudemos conversar melhor - mas o convidei para participar dos nossos torneios. Espero que ele apareça. Lembrando que o prêmio foi um desconto de 10% na compra de Pokemon BW lá na Saraiva, além de os 16 primeiros (ou seja, quem venceu a primeira rodada) terem ganho brindes exclusivos da Nintendo.

Distribuição

Vale ressaltar que ainda está ocorrendo a distribuição do Celebi. Não perca a oportunidade, é só até dia 6 de março, domingo que vem! Veja mais informações no tópico correspondente. Acreditamos que é uma boa participar, pois estão indo mais de 100 jogadores por dia - vai ser muito fácil conhecer outras pessoas e se divertir.

Qualquer dúvida sobre a distribuição, o torneio, TUDO, é só postar aqui, no tópico original, mandar um e-mail ou um tweet. Muito obrigado!

Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - parte 4

Este post é a quarta parte de um tutorial composto de 4 tópicos. Pode acessar as outras clicando nos seguintes links:

Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 1
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 2
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 3

---o---

Olá pessoal!

Neste post falarei exclusivamente do programa de edições de vídeos Sony Vegas Pro 8.0.

O programa Sony Vegas Pro 8.0 é um editor de vídeos com uma capacidade e complexidade muito maior em do que o Windows Movie Maker. Vídeos em HD e com efeitos especiais podem ser feitos sem muitos problemas nele. Você pode baixar o programa para download seguindo este link.

Instalando o Sony Vegas Pro 8.0

Primeiramente, vá em “SV 8.0.exe”, para iniciar a instalação:

Esta figura acima mostra o programa sendo instalado. Prossiga indo em “Next”, e depois em “I have read the End User License Agreement and the Privacy Polices and agree to their terms.”

Instalado o programa no computador, você deve agora licenciar o programa. Para isso, quando você estiver seguindo os passos, aparecerá um ícone da internet para você abrir e, seguindo os passos pedidos, cadastrar seu e-mail e receber o número de serial para o licenciamento do programa. Diferente dos outros tipos de Sony Vegas, este que eu disponibilizei a vocês para download tem tempo de uso ilimitado e você não precisa cadastrá-lo novamente a cada 30 dias.

Deixar o vídeo pronto para o youtube

Aperte Ctrl+O para abrir o vídeo desejado. Para que seu vídeo fique com as características adequadas para o youtube, vou dar algumas dicas de como faço os meus com a ajuda de algumas imagens.

Primeiro, vá em “Properties...” e então, desabilite a opção “Maintain aspect ratio”.

Agora clique Alt+Enter para abrir a outra caixa com opções. Ela vai aparecer com as seguintes opções:

Coloque as seguintes informações:

  • Width: 640
  • Height: 320
  • Pixel aspect ratio: 1,2121 (NTSC DV Widescreen)
  • Full-resolution rendering quality: Best

Feito isso, ponha OK.

Para colocar a velocidade desejada para o vídeo, clique com o botão direito do mouse no vídeo e vá em “Insert/Remove Envelope”, e depois “Velocity”.

Aparecerá uma linha verde no meio do vídeo: Caso queria aumentar a velocidade, basta arrastar esta linha para cima; para baixo se quiser deixar o vídeo mais lento.

Considerações finais

Feito tais procedimentos, agora você pode dar ao seu vídeo efeitos que o tornará único e, para isso, você pode colocar Transcrições em diversos momentos do vídeo, mudar a tonalidade da cor, e muitas outras coisas. Em “Vídeo FX”, você pode mudar as cores do seu vídeo completamente. Um dos efeitos que eu mais uso nos meus vídeos é o “Increase Contrast”, que deixa muito mais vivo! :D

Aqui está um exemplo de como pode ficar o vídeo:

Neste caso, além do contraste, eu coloquei uma tonalidade amarelada no vídeo. Sim, ficou bem esquisito! XD

Se alguém se interessar em ver essa batalha que eu estava editando no Sony Vegas para poder fazer o tutorial, está bem aqui:

Essa luta foi contra um americano por um torneio em que a cada rodada mudava-se o metagame. Bem diferente!

Bom, é isso. Espero que o tutorial tenha servido de ajuda pra quem se interessa em vídeos de batalha. Qualquer dúvida, não hesite em me procurar!

---o---

Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 1
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 2
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 3

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Torneio na KyoHQ - Resultados

Pois é, pessoal, mais uma vez realizamos um torneio de sucesso em São Paulo! Dessa vez, foi na loja KyoHQ, lá no Tatuapé. Praticamente não tivemos problemas e os jogadores, todos, aprovaram o local e querem que voltemos a ter torneios por lá. Fiquem tranquilos: pretendemos assim que possível combinar um novo dia para isso. Mantenham-se atentos por aqui e pelo nosso twitter!

Agora, vamos aos resultados do torneio:

Resultados

Ginásio Water

Campeão: Diego Dih

O jogador ganhou o torneio através de batalhas bastante demoradas, como de costume. Entretanto, graças a alguns problemas na construção do time do líder William Hidro, venceu e conquistou sua 4a. insígnea. Parabéns!

Torneio: Weak Metagame

Campeão: Gustavo

Após uma batalha bastante peculiar contra o jogador Jonas, Gustavo venceu mais um torneio, mostrando sua habilidade. Nós da LOP SP esperamos ver mais vitórias dele! :)

Sério, estamos MUITO felizes com a forma que se desenvolveu o campeonato e a parceria. Esperamos que mais pessoas participem quando formos lá! Vamos mostrar algumas fotos, que foram hospedadas no blog da KyoHQ e podem ser vistas no post que eles publicaram.

Jogadores na parte frontal da loja

Jogadores no salão dos fundos, em torneio

Como podem ver, foi um evento divertido e queremos repeti-lo. Ah! Lembrando que alguns jogadores e líderes da LOP SP (eu, o Dih, o Gustavo, etc) estão começando ou voltando a jogar Pokemon Trading Card Game, estaremos com decks simples na Saraiva Mega Store do Shopping Center Norte para a distribuição do Celebi. Então, se quiser tentar pegar uma mesa, almoçar com a gente ou qualquer coisa do tipo - sinta-se livre para chegar e conversar, sem medo. :)

Gostaria que todos que foram ao torneio na KyoHQ postassem aqui suas impressões!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - parte 3

Este post é a terceira parte de um tutorial composto de 4 tópicos. Pode acessar as outras clicando nos seguintes links:

Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 1
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 2
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 4

---o---

Olá novamente, pessoal! :D

Dessa vez vou falar sobre a edição dos vídeos das batalhas. Para começar, acho interessante todos saberem usar pelo menos o Windows Movie Maker, que é o programa mais básico essa tarefa. A melhor parte é que ele já vem instalado no Windows, pronto para ser usado!

Abrindo e Editando seu vídeo no Windows Movie Maker

Para achá-lo, vá em “Iniciar” e depois em “Programas”.

Realmente, este é um programa muito simples e, quando eu começar a ensinar a mexer com o próximo e for muito complicado, você pode usar tranquilamente esse que ele também não deixa muito a desejar. Para começar, vá na aba “1. Capturar Vídeo”, e então, “Importar vídeo”. Quando fizer isso, a seguinte tela vai ser mostrada:

Aqui você já pode abrir sua batalha gravada. No meu caso, estou abrindo um vídeo no qual filmei quando capturei meu Celebi no Pokemon Colosseum japonês:

Quando seu vídeo já estiver no Windows Movie Maker, ele será dividido em clipes, mas você pode simplesmente juntá-los para maior facilidade na edição – Para isso, selecione todos os clipes e, clicando com o botão direito do mouse, clique em “Combinar”. Agora você tem um vídeo em um clipe só pronto para ser editado.

Música e Velocidade

Para colocar uma música no seu vídeo, vá de novo à aba “1. Capturar Vídeo”, e então “Importar áudio ou música”. Aparecerá uma tela para que você possa escolher a música que deseja trazer para a edição. Escolhendo a música, ela aparecerá do lado do seu vídeo.

Agora arraste o clipe do seu vídeo para a barra que aparece logo em baixo de “Mostrar Storyboard”. Feito isso, pegue a música e arraste para baixo do vídeo. Feito isso, você poderá ver como vai ficar seu vídeo com a música na tela a direita!

Para aumentar a velocidade do vídeo, vá na aba “2. Editar Filme”, e arraste o efeito “Aumentar Velocidade, Dobro” para o seu vídeo. Para desfazer isso, você pode ir no vídeo e, clicando com o botão direito, ir em “Efeitos de Vídeo”. Para isso, você deve selecionar na caixa “Efeitos exibidos” o efeito que você deseja excluir, e então clicar em “<< Remover”.

Ainda nos efeitos do vídeo, você pode deixar o vídeo do jeito que você quiser! Use a imaginação e, com combinações desses efeitos, crie um estilo só seu! :D

Para finalizar o processo, vá à aba “3. Concluir Filme” e salve seu vídeo no computador.

Conclusão

Feito todo esse processo, você já deve ter seu vídeo pronto para mandá-lo para o youtube. E lembre-se sempre: A pressa é inimiga da perfeição! Principalmente quando se exige criatividade.

No meu próximo post vou ensinar a mexer com o Sony Vegas Pro. 8.0! Um dos programas mais complexos na área de edição de vídeos! Por isso fiquem ligados para mais notícias no Blog da LOP-SP!

Até mais!

---o---

Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 1
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 2
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 4

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Distribuição de Celebi no Brasil

Boa noite!

Gostaria de avisar a todos que teremos a distribuição do Celebi aqui no Brasil a partir da semana que vem. Será realizada apenas em São Paulo, Campinas e no Rio de Janeiro, e apenas em algumas Saraiva Mega Stores!

Este é o Celebi que quando mandado para as versões Heart Gold ou Soul Silver, libera o evento do Giovanni. E o evento que libera um Zorua em BW? Ele mesmo! Além dos eventos dentro dos jogos, a partir desta distribuição será permitido o uso do Celebi como lendário nos torneios da LOP-SP, ou seja, é bom garantir um caso queira se aproveitar dos grandes benefícios que um desses pode trazer ao seu time. ;)

Iremos criar um post fazendo uma análise básica do Celebi para a 4ª geração (DP) para servir como base para quem nunca o viu em ação e para aumentar o número de jogadores interessados nele. Será postado na semana que vem!

Agora, algumas informações importantes:

Onde e quando pegar o Celebi?

São Paulo - SP

Saraiva Mega Store do Shopping Center Norte
De 21 de fevereiro a 06 de março

Saraiva Mega Store do Morumbi Shopping
De 21 de fevereiro a 06 de março

Campinas - SP

Saraiva Mega Store do Shopping Center Iguatemi Campinas
Dias 26 e 27 de fevereiro

Rio de Janeiro - RJ

Saraiva Mega Store do Shopping New York
Dias 05 e 06 de março

Em todos os shoppings o horário de distribuição do Celebi será das 12 horas às 20 horas.

Fonte: Site da NW

E mais: os líderes da LOP-SP vão tentar aparecer em ambos os shoppings pelo menos um dia para conversar com os jogadores e os responsáveis pela distribuição de cada local. Podemos até ter partidas BW, se alguém tiver o cartucho japonês. E claro, um bom e velho Outback após o período de distribuição com o pessoal da Liga Pokemon!

Se conseguir informações mais precisas sobre as datas onde iremos em cada um, atualizarei este post e colocarei no twitter. Preparem-se para pegar logo o seu Celebi!

--------------- Atualização:

Os líderes da LOP SP estarão no shopping MORUMBI durante o sábado, a partir das 13~14h. Iremos jogar e ajudar a tirar dúvidas de quem quer que apareça por lá. Levem suas versões Black/White japonesas!

Já no domingo, estaremos quase todos no shopping CENTER NORTE, a partir do meio dia, na livraria Saraiva Mega Store. Contaremos com bem mais jogadores e será possível brincar com algum torneio ou coisa do tipo.

Conto com a participação de todos que puderem comparecer. Quem não puder, tente ir em outro dia para pegar seu Celebi. Lembre-se, o evento termina dia 06 de março!

Até mais!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - parte 2

Este post é a segunda parte de um tutorial composto de 4 tópicos. Pode acessar as outras clicando nos seguintes links:

Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 1
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 3
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 4

---o---

Olá pessoal!

Como dito anteriormente, irei dedicar este post para ajudar a todos que, seguindo a primeira parte do tutorial, conseguiram mandar suas batalhas para o computador. Dessa vez, vou ensinar como gravar suas batalhas usando um modo simples e prático – o mais usado para se gravar batalhas: Trata-se da Hypercam 2.

Primeiramente, vocês podem obter tal programa fazendo o download clicando aqui. Nesse link eu deixei disponibilizado, além da instalação da Hypercam 2, seu número de serial para que você possa utilizar do programa sem a mensagem “Unregistered Hypercam2” em seu vídeo. Feito o download, vamos começar a mexer com a Hypercam 2

Instalando a Hypercam 2

Primeiro, vá em HC2Setup, para iniciar a instalação.

pokemon,lopsp,lop-sp,tutorial,video,batalhas,youtube,nds,ds,heart gold,soul silver,platinum,diamond,pearl

Feito isso, vá em “I ACCEPT the above agreement” e, assim, continue o processo de instalação até que você possa ver o lugar em que deseja que a Hypercam 2 seja instalada.

pokemon,lopsp,lop-sp,tutorial,video,batalhas,youtube,nds,ds,heart gold,soul silver,platinum,diamond,pearl

Licenciando a Hypercam 2

Quando você for abrir a Hypercam 2 pela primeira vez, a seguinte mensagem ira aparecer em seu computador:

pokemon,lopsp,lop-sp,tutorial,video,batalhas,youtube,nds,ds,heart gold,soul silver,platinum,diamond,pearl

Isto significa que sua Hypercam 2 não está registrada e, quando você for gravar algum vídeo, irá aparecer no topo "Unregistered Hypercam". Para fazer com que isso não aconteça, você deve licenciar sua Hypercam 2. E é isso que vou ensinar a fazer agora. Uma vez aberto a Hypercam 2, vá na aba "Licence" e, então, vá em "Enter Licence Now", como mostra na figura abaixo:

pokemon,lopsp,lop-sp,tutorial,video,batalhas,youtube,nds,ds,heart gold,soul silver,platinum,diamond,pearl

Junto com o download que eu disponibilizei, você pode encontrar um arquivo do Bloco de Notas com o número de Serial da Hypercam 2. Copie ele, e cole na nova tela que se abriu quando você clicou em “Enter Licence Now”. Feito isso, apenas confirme e pronto: sua Hypercam 2 está agora licenciada e pronta para ser usada!

Gravando o vídeo de batalha

Nesta parte do tutorial, suponho que você esteja com seu save aberto no No$gba e com a Hypercam 2 aberta e licenciada. Para iniciar o processo, abra seu save no emulador No$gba e também a Hypercam 2. Dica: procure não deixar a janela de um muito perto da outra para que assim você não tenha grandes dificuldades no processo.

Com o emulador e a Hypercam 2 abertos, na Hypercam vá em “Select Region”, para selecionar aonde você quer gravar. No caso, você deve selecionar a tela de cima do emulador, que é onde aparecerá o vídeo da batalha.

pokemon,lopsp,lop-sp,tutorial,video,batalhas,youtube,nds,ds,heart gold,soul silver,platinum,diamond,pearl

Figura mostrando o emulador No$gba com meu save do Pokémon Soul Silver aberto do lado da Hypercam 2.

Com a tela de cima selecionada como região de captura da Hypercam 2, agora você já pode começar sua gravação!

pokemon,lopsp,lop-sp,tutorial,video,batalhas,youtube,nds,ds,heart gold,soul silver,platinum,diamond,pearl

Figura acima indica onde você deve clicar para iniciar a gravação – “Start Rec”.

pokemon,lopsp,lop-sp,tutorial,video,batalhas,youtube,nds,ds,heart gold,soul silver,platinum,diamond,pearl

Esta outra mostra sua batalha sendo filmada.

Observação: Reparem em volta da tela de cima do emulador: Está contornada por uma “risca” vermelha. Ela indica que parte está sendo filmada pela Hypercam 2.

Quando sua batalha acabar, você pode simplesmente por “Stop Rec.”. Se fizer isso, sua gravação estará encerrada e você poderá ver sua batalha filmada na pasta “Meus Documentos”, no formato AVI.

pokemon,lopsp,lop-sp,tutorial,video,batalhas,youtube,nds,ds,heart gold,soul silver,platinum,diamond,pearl

Considerações finais

Se você conseguiu fazer todos esses passos sem muitas dificuldades, eu te dou meus sinceros parabéns! Entender todo o processo e como funciona o mecanismo para você fazer um bom vídeo de batalha me rendeu muitas dores de cabeça! XD

Caso tenha ficado qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Vou estar à disposição de todos os jogadores a fim de ajudar. No meu próximo post, vou ensinar a editar e deixar o vídeo mais legal de se assistir.

Até mais! :D

---o---

Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 1
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 3
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 4

Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - parte 1

Este post é a primeira parte de um tutorial composto de 4 tópicos. Pode acessar as outras clicando nos seguintes links:

Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 2
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 3
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 4

---o---

Olá jogadores da LOP-SP!

Venho hoje falar sobre algo que interessa a muitos e deixa as batalhas Pokémon mais divertidas de se assistir: Vídeos de batalhas! Nesse post irei explicar o processo que deve ser feito para seus vídeos serem salvos e irem para seu computador.

Primeiro passo: O Vs. Recorder

pokemon,lopsp,lop-sp,tutorial,video,batalhas,youtube,nds,ds,heart gold,soul silver,platinum,diamond,pearl

Vs. Recorder é um item de classificação Key Item que é usado para salvar batalhas entre amigos e também da Battle Frontier. Ele é obtido nas versões Platinum, Heart Gold e Soul Silver.

A primeira opção, BATTLE VIDEOS, é onde fica ficam armazenados o seu vídeo e os vídeos que você fizer download do GTS. Tem também a opção DELETE VIDEOS, que você usa para deletar seu próprio vídeo e também aqueles que você fizer download.

pokemon,lopsp,lop-sp,tutorial,video,batalhas,youtube,nds,ds,heart gold,soul silver,platinum,diamond,pearl

A batalha na figura eu fiz contra o jogador da LOP-SP, Yan. Passei para o GTS e fiz o download dela usando o número que está abaixo dos Pokémon.

A segunda opção, FRONTIER RECORD, é onde você pode verificar a quantidade de Battle Points que você possui e os símbolos obtidos na Battle Frontier. A figura abaixo mostra como sou viciado na Battle Frontier: Sem nenhum símbolo! XD

pokemon,lopsp,lop-sp,tutorial,video,batalhas,youtube,nds,ds,heart gold,soul silver,platinum,diamond,pearl

Quando termina uma batalha, aparece uma pergunta que quer saber se você tem interesse em salvar a mesma. Se você quiser salvá-la, coloque YES. Caso contrário, apenas espere você ser desconectado.

Segundo passo: O GTS

pokemon,lopsp,lop-sp,tutorial,video,batalhas,youtube,nds,ds,heart gold,soul silver,platinum,diamond,pearl

O GTS (Global Trade Station) é um prédio onde você pode trocar Pokémon com o mundo todo usando o modo de conexão Wi-Fi, porém não é disso que venho falar. Nas versões Platinum, Heart Gold e Soul Silver, o GTS recebeu um “upgrade”, que é usado para armazenar vídeos de batalhas!

Nesse tópico irei explicar como passar os vídeos para o computador para quem joga com fita original que é, no caso, a maioria dos jogadores da LOP-SP. O objetivo é simples: Mandar a batalha para o GTS para que você possa fazer o download do vídeo usando R4/ Acekards para que, assim, você possa mandar o vídeo diretamente para o seu computador.

Para mandar seu vídeo para o GTS, você deve ir no “círculo” vermelho para ir ao andar no qual são enviados os vídeos de batalhas. A figura a seguir mostra aonde você deve ir para enviar sua batalha para o mundo:

pokemon,lopsp,lop-sp,tutorial,video,batalhas,youtube,nds,ds,heart gold,soul silver,platinum,diamond,pearl

Essa outra mostra aonde você deve conectar para enviar sua batalha e também fazer download dela com outro jogo:

pokemon,lopsp,lop-sp,tutorial,video,batalhas,youtube,nds,ds,heart gold,soul silver,platinum,diamond,pearl

Terceiro passo: O emulador No$gba

O No$gba é um emulador para Nintendo DS muito útil e o melhor para iniciantes aprenderem a jogar. Depois de passar o vídeo para o GTS e feito o download do vídeo usando o número cedido pelo mesmo no R4/Acekard, é hora de passar o vídeo para o computador.

Primeiro de tudo, você deve ter o No$gba instalado no seu computador. Você pode fazer o download do emulador clicando aqui. Feito isso, pegue o arquivo do jogo com o final .SAV, que é, no caso, o seu save do jogo, e coloque na pasta BATTERY. Desse modo, quando você ligar o emulador com o seu jogo, você poderá jogar com o mesmo save do seu Nintendo DS!

Observação: Isso é muito útil se, aumentando a velocidade do jogo, você quiser fazer breed de algum Pokémon e não tiver paciência de fazer com a velocidade normal do seu Nintendo DS.

Conclusão

Agora que você conseguiu abrir o seu jogo do Nintendo DS no emulador No$gba, você pode filmar com muito mais facilidade seu vídeo. Muitos jogadores atualmente usam esse método para filmar suas melhores batalhas e mostrar para os amigos!

Se alguém quiser ver a batalha que eu mandei pro GTS para poder pegar com o R4, aqui está:

Gostaram do efeito de campo? Da imagem da batalha? Vou ajudar todos a deixar seus vídeos o melhor possível nos meus próximos posts!

Bom, por hoje é só, pessoal. No meu próximo post vou ensinar a gravar vídeos usando programas de fácil controle para iniciantes. Por isso, fiquem ligados no Blog da LOP-SP para mais informações!

---o---

Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 2
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 3
Tutorial: vídeos de batalhas no youtube - Parte 4

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Novo site da LOP SP!

Boa noite, pessoal.

Os líderes da LOP-SP estão trabalhando muito duro para conseguir montar um site melhor para nossa Liga. Em janeiro deste ano, compramos o domínio lop-sp.com.br e um servidor e começamos a pesquisar sobre montagem de sites.

O projeto deste site novo está sendo gerenciado por mim (Carlos Dog) e será um bom upgrade desse blog: teremos uma divisão de seções e menus mais bonita e funcional, o esquema de cores será ainda mais limpo e tentaremos ter o máximo de personalização possível. Ainda estamos decidindo alguns detalhes do design, mas pretendemos apresentar uma prévia do site no torneio do dia 20, mostrando a página inicial com o design escolhido e mais algumas páginas (líderes, história, etc) para apresentar a interface.

Não vou revelar o cronograma completo, nem o estado atual da to do list - devo fazer isso depois do dia 20, quando tivermos algo concreto para apresentar. Entretanto, posso adiantar que estamos trabalhando com dois prazos principais: dia 20/02 para a apresentação inicial e dia 20/03, no Anime Party, para a entrega da versão 1.0 do site.

Sempre que tivermos novidades substanciais, postaremos aqui. Continuem entrando neste blog até terminarmos o novo site para não perderem as novidades!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Os 5 itens mais importantes em batalhas dos jogos Pokemon Diamond, Pearl, Platinum, Heart Gold e Soul Silver

Introdução

Desde o lançamento das versões Gold/Silver/Crystal (GSC), todos os pokemon podem segurar itens, os chamados hold items. Nessa época, apenas o item Leftovers se destacava nas batalhas competitivas, por sua robustez e por não existirem itens não dependentes de sorte melhores.

Os tempos mudaram. Com as versões Ruby/Sapphire/Emerald (RSE), surgiu o Choice Band, que se mostrou bastante eficiente em vários pokemon, mas ainda não foi o suficiente. Com o lançamento de Diamond/Pearl tivemos um incremento considerável na quantidade de itens disponíveis. Com isso, podemos criar vários movesets interessantes e totalmente dependentes do item equipado.

No post de hoje vou citar os cinco itens mais importantes para se conhecer ao montar um time em pokemon competitivo. A maioria destas informações são manjadas pelos veteranos, mas novatos podem se beneficiar de um ou outro lembrete / exemplo colocado aqui. Aproveitem!

5 itens

Leftovers

Ao final de cada turno, recupera 1/16 do HP do usuário.

Desde GSC é um dos melhores itens e deve continuar assim pelas próximas gerações. Além de ser utilizado por uma quantidade imensa de "tanks", como Blissey, Skarmory e Hippowdon, também fica ótimo em pokemon com características "bulky", como Dragonite e Machamp.

Mas o que esse item faz de tão bom para garantir o primeiro lugar na lista de itens mais usados por TRÊS gerações seguidas? Simples: recupera HP. Ao final de cada turno, o pokemon equipado com Leftovers recebe 6.25% do seu HP total, ou seja, se o HP total for 404 (um Swampert ou Jirachi com 252 EVs, por exemplo), serão recuperados 0.0625 x 404 = 25.25, que arredondado para baixo equivale a 25 pontos de HP.

Choice Scarf

Aumenta a SPEED do usuário em 50%, mas não permite que o mesmo troque de golpe.

Um dos itens conhecidos como Choice Items. Introduzido em DP, acabou se tornando extremamente importante graças ao modo como o jogo se desenvolveu. A velocidade dos pokemon é um fator muito importante e ter um time muito mais lento que o do adversário pode custar a luta, quase sempre.

Os principais usuários são pokemon capazes de abrir verdadeiros buracos no time oponente sem muitos problemas, como Garchomp, Machamp e Jirachi. Outro uso é combiná-lo com o golpe Trick, podendo entregar o Choice Scarf para um pokemon que não pode se aproveitar dele muito bem, inutilizando-o.

Life Orb

Aumenta o dano causado por qualquer golpe (físico ou especial) em 30%, mas o usuário perde 10% de HP cada vez que ataca.

Esse item garante muita força bruta ao usuário em troca de 10% do seu HP a cada golpe que cause dano. Em algumas situações, como quando você está tentando sobreviver por mais tempo para conseguir utilizar mais um Dragon Dance ou Swords Dance, Life Orb (LO) não é muito útil (Leftovers seria melhor). Mas muitas vezes usamos um ou outro pokemon com o único intuito de matar 2 a 3 do adversário e morrer - situação em que o LO se mostra mais interessante.

Geralmente movesets como Garchomp de Swords Dance, Metagross full-attacker (Meteor Mash / Bullet Punch / Earthquake / Explosion), Gyarados (com 252 Atk e Dragon Dance) se aproveitam muito bem do dano extra, conseguindo ganhar muitas lutas sozinhos. Deve-se tomar certo cuidado quando o oponente exagera no uso de Stealth Rock, Spikes e Toxic Spikes, além do uso dos climas Sandstorm e Hail, pois o dano acumulado muito provavelmente será o responsável pela morte do seu pokemon.

Outros pokemon que merecem atenção são Salamence e Infernape, pois sua capacidade destrutiva enorme os permite se aproveitar do bônus do LO sem precisar aumentar seus stats com Dragon Dance ou Swords Dance.

Focus Sash

Se o usuário estiver com o HP completo e receber um golpe que o mataria, ele sobrevive com 1 de HP.

Item favorito de pokemon frágeis como Smeargle, Weavile e Yanmega, Focus Sash é quase sempre equipado no starter, o primeiro pokemon a ser enviado para combate na luta. Razões para isso não faltam: além de evitar que o item seja inutilizado pelo dano de Stealth Rock, sua presença garante o uso desse mesmo golpe, uma vantagem estratégica. E também ajuda a conhecer o time do oponente, pois serão necessários no mínimo dois turnos para matar o starter.

Em algumas situações, como lutas 3x3, mix battles e torneios com Taunt Clause ativada, Focus Sash pode ser usado em mais pokemon sem problemas. Entretanto, é bom ter em mente que a facilidade com que se cancela o efeito desse item é enorme. Basta tomar algum golpe, sofrer o dano de um Spikes ou Stealth Rock, ficar um turno com Sandstorm/Hail ativado e pronto. Portanto, analise muito bem o tipo de regra que estará em vigor quando projetar o time!

Choice Band

Aumenta o dano causado por golpes físicos em 50%, mas não permite que o mesmo troque de golpe.

Parecido com o Choice Scarf, foi o primeiro dos Choice Items a surgir, em RSE. Apesar de muitas vezes ser trocado ou por Life Orb (que permite escolher livremente o golpe, mesmo não aumentando tanto o dano) ou por Choice Scarf (já que em muitas situações ser mais rápido é mais importante do que bater mais forte), existem casos que um Choice Band bem inserido é fatal. Metagross (252 Atk / Adamant) usando Meteor Mash devasta vários times sozinho. Machamp pode ser bastante problemático com seu Dynamicpunch, principalmente contra jogadores sem um pokemon fantasma.

Antes de utilizá-lo, lembre-se que é preciso desenvolver muito bem a capacidade de prever o adversário durante a luta. Caso contrário, ele poderá simplesmente trocar defensivamente, tornando seu pokemon ineficiente. Uma ótima forma de fazer isso é só utilizar o Choice Bander depois de saber o time do oponente ou tentar pegá-lo desprevinido, usando o item no lugar de outro mais comum. Mas cuidado - jogadores experientes vão notar o dano maior que o habitual imediatamente.

Scizor, um dos pokemon mais utilizados na geração DPPt, faz uso intenso de Choice Band. Com sua ability Technician, consegue se aproveitar do bônus do item muito bem com Bullet Punch - derrubando quase qualquer pokemon enfraquecido com apenas um golpe. Seu U-Turn também é ótimo para poder se adaptar à estratégia do oponente: após utilizar o golpe, se o oponente não trocou, você ganha a chance de colocá-lo em xeque mudando para o pokemon apropriado, caso ele troque, você também pode colocar um pokemon com vantagem, garantindo o controle da luta. Superpower e Pursuit completam o moveset, tornando-o uma grande arma na hora de debilitar o time oponente.

Considerações finais

Espero ter conseguido esclarecer algumas dúvidas dos novos jogadores. Qualquer sugestão ou correção, poste nesse tópico que verificarei o mais rápido possível!

E obrigado pelas sugestões do jogador Gustavo, dadas em um comentário. :)